CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço do acúcar cresceu 26% neste ano e é o produto de cesta básica que mais subiu no Brasil

Ouça as notícias do agronegócio na coluna 'Giro do Agro'
Preço do açúcar
Ouça as notícias do agronegócio na coluna 'Giro do Agro'

Ouça as notícias do agronegócio na coluna ‘Giro do Agro’

O açúcar foi o vilão da inflação em 2021, com um aumento de 37% no estado de São Paulo, segundo dados do IBGE. Em outubro, o preço subiu mais 5%, sendo o alimento que mais registrou alta durante todos os meses do ano, perdendo apenas para alguns legumes com inflação sazonal.

Alta do Açúcar: Exportações e Dólar

A alta do preço do açúcar, tanto refinado (37%) quanto cristal (26,24%), é atribuída às exportações. Com o dólar valorizado, o açúcar brasileiro se tornou mais atrativo para o mercado internacional, levando a um aumento na demanda externa e consequentemente, à redução da oferta interna.

Impacto no Consumidor

O aumento nas exportações de derivados da cana (19% no primeiro semestre de 2021, em comparação com 2020) impactou diretamente o consumidor brasileiro. O preço mais alto do açúcar afeta não só o consumo direto, mas também o custo de diversos produtos, como doces e bolos. Com a chegada da nova safra, a situação pode piorar.

O Futuro do Açúcar e Seus Reflexos

A análise da inflação relacionada ao açúcar e o impacto da safra em outros produtos, como o café, serão discutidos ao longo da semana. A recomendação é consumir com moderação, devido ao seu preço elevado.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.