Professores de gastronomia dão dicas de receitas com ingredientes mais em conta para as festas natalina
Neste Natal, a preocupação com o aumento dos preços dos alimentos está presente em muitas casas brasileiras. Uma pesquisa da Fipe apontou um aumento de 7% na ceia natalina em comparação ao ano passado, com o azeite sendo o produto que mais sofreu alta.
Substituindo ingredientes caros
Para driblar os preços elevados, a substituição de ingredientes é uma estratégia eficiente. O peru, por exemplo, pode ser substituído por sobrecoxas de frango, que são mais acessíveis. Uma sugestão é preparar as sobrecoxas assadas com uma calda de frutas amarelas (ou outras frutas disponíveis), criando um prato saboroso e visualmente atraente. Em relação ao azeite, que teve um aumento de 35%, a dica é usar misturas de gorduras, como a gordura de porco, reduzindo a quantidade de azeite e adicionando sabor ao preparo.
Aproveitando os produtos da estação
Apostar em produtos da estação é outra forma de economizar. Frutas, legumes e verduras de época costumam ser mais baratos e oferecem variedade e colorido à mesa. Priorizar ingredientes frescos e de qualidade garante uma ceia nutritiva e saborosa, sem pesar no bolso. A criatividade na hora de preparar os pratos também é fundamental para criar uma ceia inesquecível.
Sobremesas econômicas e saborosas
As sobremesas, muitas vezes, são as mais caras da ceia. Uma alternativa econômica e deliciosa é um gelato de doce de leite com amendoim e bolacha Maisena. A receita é simples, utiliza ingredientes acessíveis e o resultado lembra um saboroso pavê, podendo ser finalizada com uma calda de doce de leite e chocolate em pó para um toque especial.
Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível preparar uma ceia de Natal saborosa, bonita e acessível, garantindo uma celebração especial sem comprometer o orçamento. Experimente as dicas apresentadas e surpreenda seus convidados com uma mesa farta e deliciosa!



