CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço do azeite fecha 2025 em forte queda nos supermercados paulistas

Produto acumulou deflação de quase 25% após retomada da produção europeia e câmbio favorável
azeite
Reprodução/Freepik

O preço do azeite de oliva encerrou 2025 como uma das maiores quedas entre os produtos vendidos nos supermercados do estado de São Paulo. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados, em parceria com a Fipe, aponta deflação acumulada de quase 25% no ano, após 11 meses consecutivos de recuo.

Segundo a entidade, a redução está ligada principalmente à retomada da produção nos países do Mediterrâneo, após quebras severas em safras anteriores. A combinação entre maior oferta, taxa de câmbio mais favorável às importações e a redução de tributos no Brasil contribuiu diretamente para o alívio no preço ao consumidor.

Enquanto o azeite ficou mais barato, outros óleos registraram alta em 2025, como os de soja, girassol e os compostos. Para 2026, a expectativa do setor é de manutenção da tendência de queda, desde que o câmbio continue favorável, a produção europeia siga em alta e não haja impactos relevantes de eventos climáticos extremos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.