Alta produtividade do grão impediu que o quilo tivesse reajustes; manteiga foi o único item que apresentou aumento
Café da manhã: um hábito que não pesa no bolso
O café da manhã dos brasileiros é marcado pela simplicidade e afetividade, com o café com leite e o pão com manteiga reinando como escolhas preferidas nas padarias. Para Rosângela Cordeiro, encarregada de departamento pessoal, o café preto é um ritual matinal essencial, acompanhado de um pão com manteiga. Em casa, com o marido Lafayette Gomes Costa, o café da manhã é um momento familiar, mas na padaria, transforma-se em um encontro a dois, sem a correria do dia a dia.
Estabilidade de preços: um alívio para o consumidor
A boa notícia é que, apesar da inflação, o preço do café se manteve estável. Joaquim Antônio de Araújo, dono de uma padaria, afirma que a manteiga sofreu um aumento de 10%, enquanto a farinha de trigo teve variações pouco significativas. Maria Parecida Ferras, vendedora de supermercado, confirma a estabilidade do preço do café, observada também por consumidores como Lucas, que paga em torno de R$ 7 a R$ 9 pelo produto. Antônio, gerente de supermercado, destaca que o preço atual é similar ao de 2016, graças à super safra do ano passado.
Preço acessível e variedade de opções
O café da manhã continua sendo a refeição mais em conta do dia. O pão francês, com variação de apenas 1% em relação ao ano anterior, e a mozzarela, com preços 5% a 8% menores, contribuem para a economia. Margarina e requeijão também apresentam preços estáveis ou menores que no ano passado. O leite, apesar de recente aumento, ainda está 5% a 10% abaixo do preço do ano anterior. Apesar da previsão de queda de 20% na safra de café deste ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o preço acessível e a variedade de opções garantem um café da manhã tranquilo para o consumidor brasileiro.
Leia também
A combinação de hábitos tradicionais, preços estáveis e variedade de produtos acessíveis garante que o café da manhã continue sendo um momento prazeroso e econômico para muitas famílias brasileiras, mesmo diante das oscilações econômicas.



