Para economista, o clima tem influenciado o bom resultado na lavoura; dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
Café mais barato: queda de preços anima consumidores
Preço em queda
Uma boa notícia para os amantes de café: o produto está mais barato nos supermercados. Em atrássto, o preço caiu quase 3%, e em 12 meses, a redução acumulada chega a 7,71%. O pacote de meio quilo, que chegou a custar entre R$ 17 e R$ 20, atrásra está mais acessível.
Impacto positivo para o consumidor
De acordo com Emily Siqueira, encarregada de vendas de varejo, a redução de preços tem um impacto bastante positivo. As pessoas podem reduzir a quantidade consumida, mas dificilmente abrem mão do café. Com o valor mais baixo, os clientes sentem a diferença e aproveitam para levar mais produto para casa.
Leia também
Causas da queda de preços
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta a queda de 7,71% no preço do café em 12 meses. O economista Paulo Sereda destaca o clima favorável à lavoura cafeeira como um fator importante. A colheita, ocorrida em junho e julho, contou com um inverno ameno, resultando em alta produtividade e aumento da oferta, tanto no mercado interno quanto internacional. Com o excesso de oferta, os preços caem, e essa tendência no atacado começa a chegar ao consumidor final. O consumo de café quente, inclusive, tem sido menor devido ao inverno mais ameno, mas os brasileiros continuam comprando o produto, beneficiados pelos preços mais baixos.
A combinação de maior oferta e clima favorável resultou em preços mais acessíveis ao consumidor, permitindo que ele economize e, possivelmente, aumente seu consumo de café.



