Em Ribeirão Preto, o preço médio do biocombustível é de R$ 4,40; expectativa do Núcleo Postos é que haja uma leve redução
Mesmo durante o período da safra, Preço do etanol pesa no bolso, o preço do etanol aumentou em 2023. Em Ribeirão Preto, o litro do combustível está sendo vendido em média a R$ 4,40. A colheita da cana-de-açúcar na região está prevista para começar em abril, o que pode levar a uma redução nos preços, dependendo também de fatores climáticos.
Motoristas que dependem do veículo para trabalhar, como os de aplicativo, relatam dificuldades para abastecer devido ao alto custo do etanol. Muitos têm buscado pesquisar preços para tentar minimizar os gastos, já que o uso diário do combustível é intenso, com trajetos em torno de 200 km por dia.
“Pesa demais, está complicado abastecer, mas infelizmente a gente precisa do veículo para trabalhar”, afirmou um motorista local.
“A gente tem que ficar pesquisando e vendo o melhor lugar. A cidade e a região do agronegócio estão muito difíceis para abastecer, principalmente com o etanol”, acrescentou outro motorista.
O analista de agronegócio e comentarista da CBN, José Carlos de Lima Jr., explicou que a estiagem prolongada em 2023 e a demanda superior à produção foram os principais fatores para o aumento do preço do etanol no ano passado, mesmo durante a safra.
“Em 2023 foi um ano de seca e tivemos baixos investimentos nos canaviais. Consequentemente, em 2024, a oferta foi menor. Além disso, a produção priorizou o açúcar em detrimento do etanol, resultando em mais açúcar no mercado e menos etanol”, detalhou o analista.
Até 1º de março de 2024, a moagem de cana no Centro-Sul do país atingiu quase 615 milhões de toneladas, uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é que a safra maior traga uma oferta maior de etanol, pressionando para baixo o preço do combustível nas bombas.
Porém, José Carlos de Lima Jr. ressalta que o preço do etanol também depende da paridade com a gasolina e de outros fatores do mercado.
A União das Usinas de Cana-de-Açúcar informou que o volume de etanol armazenado nas usinas no final do período de entressafra está compatível com o volume das vendas, e que os preços devem permanecer estáveis, sem mudanças significativas.
Postos de combustíveis em Ribeirão Preto esperam uma leve redução no preço do etanol com o início da safra, mas não foram divulgados valores específicos.



