CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço do gás segue em alta mesmo com redução anunciada pela Petrobrás

Queda de 5% no preço nas refinarias ainda não foi repassado ao consumidor
Preço do gás
Queda de 5% no preço nas refinarias ainda não foi repassado ao consumidor

Queda de 5% no preço nas refinarias ainda não foi repassado ao consumidor

Gás de Cozinha: Preços Altos Aquecem a Preocupação de Comerciantes

Em Ribeirão Preto, comerciantes enfrentam dificuldades com o aumento expressivo no preço do gás de cozinha. Nilva Parecido dos Santos, proprietária de um restaurante há quase 30 anos, relata nunca ter visto valores tão altos. Para economizar, adotou o fogão à lenha, mas ainda assim consome um botijão por dia, gerando uma despesa superior a R$ 2 mil mensais. A comerciante afirma: “Eu coloquei ali o fogão à lenha para não ter a pista gás, né? Porque fica difícil. Senão seria mais um butijão que eu teria que gastar.”

Impacto no Lucro e no Bolso do Consumidor

Eunice Lúcia das Dores, que trabalha com cozinha para fora, também sofre com a situação. Segundo ela, o preço do gás dobrou em um ano, reduzindo seu lucro pela metade. A incerteza sobre repassar o aumento para os clientes a preocupa: “E eu fico pensando, aumento, não aumento, entendeu? Então eu vou ter que conversar com as clientes pra ver a possibilidade de estar aumentando, né? E pagar pra trabalhar, ninguém merece, né?” O alto custo do botijão, que pode chegar a R$ 85 em Ribeirão Preto, impacta diretamente o consumo. Dados da Agência Nacional do Petróleo apontam que as vendas em 2017 foram as menores dos últimos 12 anos.

Perspectivas para o Futuro

Apesar do anúncio da Petrobrás de uma queda de 5% no preço do gás no mês passado e da revisão da política de preços para reajustes a cada três meses, o consumidor ainda não percebeu mudanças significativas. Março Sestari, gerente de uma distribuidora, explica que a incerteza sobre o preço futuro influencia o estoque dos consumidores: “Como nós estamos sabendo que vai demorar três meses pra aumentar ou abaixar o gás, viu? Todo mundo deixa de encher o estoque ou aquele butijão de reserva que ele tá na casa dele, né?” A próxima alteração de preço na refinaria será anunciada em abril, dependendo das cotações internacionais e do câmbio.

O aumento do preço do gás de cozinha impacta diretamente comerciantes e consumidores, exigindo adaptações e gerando incertezas em relação ao futuro. A situação demonstra a fragilidade econômica de muitos negócios e a necessidade de soluções para amenizar os impactos desse aumento constante.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.