Reajuste no preço do frango também seguiu a mesma tendência, sendo vendido 11% mais caro; diretor da Apas analisa os aumentos
A inflação tem impactado fortemente o preço de alimentos no Brasil, e um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) revela que o leite e as proteínas animais foram os mais afetados.
Leite: Preço nas Alturas
O leite em caixinha sofreu um aumento de quase 12% em abril de 2023, o maior desde julho de 2018. O litro está custando em média R$ 5,50. Diversos fatores contribuíram para essa alta: redução na produção de leite pelos produtores, aumento da competitividade na compra do produto pela indústria, seca na região Sul que afetou a produção de ração, e consequente aumento nos custos de produção.
Carnes: Alta no Frango, Queda no Porco
As proteínas animais também apresentaram variações significativas. A carne de aves teve alta de quase 11% em abril, impulsionada pela gripe aviária nos EUA e na Europa, que afetou as exportações e reduziu a oferta interna. Por outro lado, a carne suína registrou queda de 1,7% em abril e acumula redução de quase 9% nos últimos 12 meses. Esse cenário se deve ao aumento da produção em 2022 e à dificuldade da Rússia, grande importadora de carne suína, em importar do Brasil devido à guerra na Ucrânia.
Leia também
Dicas para o Consumidor
Com a inflação afetando o poder de compra, é fundamental que o consumidor pesquise preços e compare ofertas para economizar. A carne suína, com seus preços mais acessíveis, surge como uma boa alternativa para o orçamento doméstico. A situação do mercado de proteínas e leite indica a necessidade de monitoramento constante dos preços e adaptação dos hábitos de consumo.



