Edmo Bernardes fala deste e outros assuntos na coluna ‘Multimídia’. Clique e ouça na íntegra!
O aumento no preço dos ovos tem sido motivo de preocupação no Brasil, Preço do ovo aumenta 53% nos, refletindo uma tendência global influenciada por diversos fatores. Edmo Bernards, comentarista da CBN Ribeirão, destacou que a alta no valor dos ovos está relacionada, entre outros motivos, ao aumento do preço da carne, que eleva a demanda por essa proteína alternativa.
Contexto internacional e impactos nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, uma epidemia de gripe aviária em 2022 contribuiu para a escassez de ovos, Preço do ovo aumenta 53% nos, tornando-os um item de luxo. O preço da dúzia de ovos chegou a cerca de 8 dólares, equivalente a aproximadamente 45 reais. Além disso, houve um aumento significativo nos roubos de cargas de alimentos, incluindo ovos, o que agrava a oferta. Um exemplo recente foi o furto de 100 mil ovos orgânicos avaliados em 40 mil dólares na Pensilvânia, segundo dados da empresa CargoNet, especializada na recuperação de cargas roubadas. Esses crimes têm impacto direto na cadeia alimentar e nos preços ao consumidor.
Situação no Brasil e comportamento do consumidor: No Brasil, a alta nos preços dos ovos não está associada a roubos, mas sim a fatores econômicos, como inflação e aumento do custo dos alimentos. Uma pesquisa da MindMiners revelou que o sabor e o preço são os principais critérios para a compra de alimentos e bebidas pelos brasileiros, com 68% priorizando o sabor e 64% o preço. A pesquisa também indicou que 61% da população tem evitado comprar determinados alimentos ou bebidas devido aos preços elevados, refletindo o impacto da inflação e do baixo reajuste salarial.
Leia também
Além disso, 31% dos consumidores têm dado atenção ao tamanho e à quantidade dos produtos para otimizar o valor gasto. Embora mais da metade dos brasileiros (53%) mantenha uma dieta que combina alimentos industrializados e naturais, a preferência é pelo alimento natural, mesmo que nem sempre seja possível adquiri-lo devido ao custo.
Hábitos de consumo e fatores emocionais: O estudo também apontou que 37% dos brasileiros consomem alimentos e bebidas principalmente nos finais de semana e feriados, períodos em que os preços costumam ser mais altos. Encontros sociais são outro momento comum para o consumo desses produtos. Um dado relevante é que 23% dos entrevistados compram alimentos ou bebidas quando estão estressados ou ansiosos, indicando que o ato de comprar pode funcionar como uma válvula de escape emocional.
Informações adicionais
Além da análise sobre alimentos, foi anunciado o relançamento da revista Manchete em formato mensal impresso a partir de 17 de março. A publicação, que circulou por 48 anos até 2000, foi adquirida pelo empresário Marcos Salles após ter sido comprada em leilão judicial pelo empresário Marcos Divosquin. A Manchete foi uma das revistas mais importantes do Brasil nas décadas de 1960 e 1970, com contribuições de escritores renomados como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Nelson Rodrigues.