CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço dos imóveis cai em Ribeirão Preto

Além da crise econômica, principal motivo é a queda na redução de novos empreendimentos, segundo pesquisadores
Preço dos imóveis
Além da crise econômica, principal motivo é a queda na redução de novos empreendimentos, segundo pesquisadores

Além da crise econômica, principal motivo é a queda na redução de novos empreendimentos, segundo pesquisadores

O mercado imobiliário de Ribeirão Preto enfrenta um período de desaceleração, impactado pela crise econômica nacional. Uma pesquisa recente da Fundação aponta para uma retração nos preços dos imóveis, reflexo da diminuição de novos empreendimentos tanto na cidade quanto em outras regiões do país.

Retração da Demanda Supera a Oferta

Segundo o pesquisador Luciano Nakabashi, a queda nos preços indica que a retração da demanda tem superado a oferta no mercado. “A demanda vem se reduzindo a um passo superior e começa a afetar o preço”, afirma Nakabashi. Ele ressalta que, ao descontar a inflação, percebe-se uma queda real nos preços, já que a compra de imóveis é um investimento que os consumidores podem adiar.

Oportunidades em Meio à Crise

Apesar do cenário de crise, Ribeirão Preto apresenta valores de imóveis abaixo de outros municípios do estado com áreas similares, indicando um potencial de valorização. Nakabashi vislumbra 2016 como um ano interessante e projeta que 2017 será ainda melhor caso a economia comece a se recuperar. “Já tem os preços que estão se reduzindo, ainda tem uma oferta boa, vai ter uma oferta de imóveis e aí você vai ter uma tendência”, explica.

Cautela e Oportunidades para o Consumidor

A queda nos preços abre oportunidades para os consumidores. Um grupo de imobiliárias realizou um evento de vendas que superou as expectativas, segundo o organizador João Paulo Fortes Guimarães. “A expectativa era da gente geral algo em torno de 10 milhões de vendas no imóvel. Wic e logo nos primeiros dias nós já superamos isso aí”, comemora Guimarães, destacando descontos de até 20% em imóveis de qualidade.

Recomendação de Especialista

O economista José Rita Moreira recomenda cautela neste momento. “Não é hora de fazer loucura”, alerta Moreira, aconselhando as pessoas a serem prudentes e priorizarem a essencialidade. Ele pondera que, no caso de imóveis, a compra pode valer a pena se for essencial para fugir do aluguel, mas ressalta a importância de não dar um passo maior que a perna e evitar riscos desnecessários.

Em um mercado que exige atenção, a análise criteriosa e a busca por oportunidades podem ser a chave para bons negócios.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.