Alta é a maior em oito meses; aumento foi puxado, principalmente, por frutas e legumes como banana, batata, cebola e ovo
A inflação de alimentos voltou a preocupar os consumidores brasileiros. Um levantamento recente do índice de preços da C.a. Géspie apontou um aumento de 5,37% em outubro, a maior alta em oito meses. Os principais vilões foram frutas, legumes e verduras, impactando diretamente o orçamento das famílias e o lucro dos comerciantes.
Impacto nos Comerciantes
Para Ségio Vieira, comerciante de frutas, verduras e legumes em Ribeirão, a situação é crítica. Ele relata a dificuldade em obter lucro diante das constantes altas de preços. A situação é semelhante para Noel da Silva, outro comerciante, que destaca o aumento absurdo no preço de itens como abacate, cebola, batata e banana.
Os Produtos Mais Afetados
Entre os itens que mais impactaram o índice de inflação estão: banana, limão, maçã, mamão, pimentão, batata, cebola nacional, ovos e tomate. Para tentar minimizar os prejuízos, alguns comerciantes, como Carlos César Biasdiotti, têm reduzido as compras desses produtos. Por outro lado, outros itens, como laranja-pera, manga, melão, morango, abobrinha, berinjela, cenoura, mandioca e algumas verduras, apresentaram preços mais estáveis.
Leia também
Dicas para o Consumidor
O gerente da C.a. Géspie, Zaraújo, explica que a oscilação na produção agrícola contribui para a variação de preços. A recomendação é que os consumidores priorizem os produtos da época, que costumam ser mais baratos devido à maior oferta. Pesquisar preços e optar por itens sazonais são estratégias importantes para economizar em tempos de alta inflação.



