CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Preços dos fertilizantes devem continuar ‘voláteis’ em 2025

Entre os principais motivos está a alta do dólar, que influencia toda a cadeia produtiva; entenda mais no 'Giro do Agro'
Preços dos fertilizantes devem continuar ‘voláteis’
Entre os principais motivos está a alta do dólar, que influencia toda a cadeia produtiva; entenda mais no 'Giro do Agro'

Entre os principais motivos está a alta do dólar, que influencia toda a cadeia produtiva; entenda mais no ‘Giro do Agro’

A volatilidade dos preços dos fertilizantes deve continuar em 2025, Preços dos fertilizantes devem continuar ‘voláteis’, influenciada principalmente pela alta do dólar. O Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome, o que torna o setor vulnerável às variações cambiais.

Impacto da alta do dólar no agronegócio

Segundo o especialista em agronegócio e colunista da CBN, José Carlos de Lima Jr., o aumento do dólar afeta toda a cadeia de compra e venda do setor. Fertilizantes destinados à safrinha de 2025, que começa em março, terão seus pagamentos realizados no primeiro trimestre do ano, já com a nova cotação do câmbio.

Riscos cambiais para exportadores: José Carlos de Lima Jr. destaca a preocupação com contratos a termo feitos por exportadores com taxas de câmbio travadas em novembro ou antes, por exemplo, a R$ 5,70. Com o dólar atualmente em torno de R$ 6,10, esses exportadores terão que arcar com a diferença cambial, o que pode gerar custos adicionais e afetar o mercado financeiro.

Fatores geopolíticos e controle cambial: O conflito entre Rússia e Ucrânia também contribui para a instabilidade, já que a Rússia é fornecedora de fertilizantes para o Brasil. O especialista alerta para a importância do controle do câmbio para evitar impactos no preço final dos alimentos. Ele ressalta que o problema é estrutural e que o governo pode não conseguir segurar a cotação por meio de reservas cambiais.

Consequências para o consumidor: De acordo com José Carlos de Lima Jr., a tentativa de controlar os preços pode resultar em represamento da mercadoria, o que pode postergar os efeitos para 2027. O aumento dos custos deve impactar principalmente os trabalhadores que vivem com salário mínimo, já que o preço dos alimentos pode subir rapidamente.

Informações adicionais

O cenário para 2025 e 2026 no agronegócio é desafiador devido à combinação de fatores cambiais, geopolíticos e estruturais que influenciam a cadeia produtiva e os preços ao consumidor final.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.