CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prédio do Estado cedido à Prefeitura de Ribeirão, no Centro da cidade, tem sinais de abandono

Imóvel, que fica em frente à sede do Executivo, tem muito entulho espalhado e parte do teto caiu
abandono prédio público
Imóvel, que fica em frente à sede do Executivo, tem muito entulho espalhado e parte do teto caiu

Imóvel, que fica em frente à sede do Executivo, tem muito entulho espalhado e parte do teto caiu

Prédio abandonado no centro de Ribeirão Preto gera polêmica e preocupa moradores

Histórico de abandono e responsabilidades

Um prédio abandonado na Rua América Brasileense, número 401, no centro de Ribeirão Preto, tem gerado polêmica e preocupação entre moradores e comerciantes da região. Há 20 anos, o imóvel abrigou a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Após o governo estadual ceder o prédio à prefeitura municipal por um prazo de 20 anos (contrato finalizado em setembro de 2029), o local foi abandonado, tornando-se alvo de reclamações e denúncias.

Denúncias e falta de ação

O vigilante Carlos César Macedo, que acompanha a situação desde 2021, enviou diversas denúncias à prefeitura, relatando problemas como água parada, sujeira e risco de doenças. Ele apresentou protocolos de denúncias (ex: 2121-31-2030 e 2121-31-24-49) e uma resposta da prefeitura de março de 2022, que afirmava estar estudando soluções para o imóvel. José Francisco de Oliveira, auxiliar de serviços gerais de um prédio vizinho, também relatou invasões, furtos, destruição e risco de incêndio. A reportagem constatou in loco o estado de degradação do prédio, com lixo, teto e piso destruídos, além de água parada e proliferação de animais.

Empurra-empurra entre Estado e Prefeitura

A confusão sobre a responsabilidade pela limpeza e manutenção do prédio envolve o governo estadual e a prefeitura municipal. Inicialmente, a prefeitura alegou que o imóvel pertencia ao Estado. O governo estadual confirmou a cessão do imóvel à prefeitura em 2009, mas alegou que o prédio não foi utilizado por não atender aos requisitos necessários na época. A prefeitura, em nota posterior, afirmou que a responsabilidade pela limpeza é do Estado. A falta de iniciativa e a atribuição de responsabilidades entre as esferas de governo demonstram a ineficiência no tratamento da questão, deixando moradores e trabalhadores próximos ao prédio em situação de risco e vulnerabilidade.

A situação do prédio abandonado na Rua América Brasileense expõe a falta de comunicação e a inércia das autoridades em solucionar um problema que afeta a saúde e a segurança pública. A proximidade com a nova prefeitura e outros pontos importantes da cidade torna a situação ainda mais preocupante, exigindo uma solução urgente e definitiva por parte dos órgãos responsáveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.