CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeito de Franca diz que está sendo criado um sistema exclusivo para atender pacientes com sintomas de Covid

A cidade está no limite da capacidade de vagas de UTI exclusivas para casos de Covid-19 na rede pública
Covid em Franca
A cidade está no limite da capacidade de vagas de UTI exclusivas para casos de Covid-19 na rede pública

A cidade está no limite da capacidade de vagas de UTI exclusivas para casos de Covid-19 na rede pública

Franca, cidade localizada no interior de São Paulo, enfrenta uma situação crítica com relação à ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com COVID-19. Por três dias consecutivos, a cidade atingiu o limite da capacidade de vagas, com os 30 leitos da rede pública ocupados e 11 dos 22 leitos da rede particular também em uso, resultando em uma taxa de ocupação de aproximadamente 78%.

Ações da Prefeitura para Enfrentar a Crise

Em resposta à situação emergencial, a prefeitura de Franca anunciou a criação de um polo COVID no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azuz. A unidade passará por reformas, incluindo a construção de uma ala destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus. Além disso, será implementado um sistema de atendimento separado para pacientes com sintomas respiratórios, incluindo um sistema de triagem, acompanhamento de pacientes positivos e medidas de segurança para pacientes em contato com infectados. O prefeito Alexandre Ferreira comparou a iniciativa a um “polo COVID”, semelhante ao modelo implementado em Ribeirão Preto, mas sem a estrutura de um hospital de campanha.

Fiscalização e Multas

Diante do aumento expressivo de casos, relacionado ao registro de eventos clandestinos e aglomerações em bares e lanchonetes, a prefeitura anunciou a intensificação da fiscalização. Estabelecimentos notificados anteriormente receberão multas que variam de R$ 10.000 a R$ 20.000, dependendo do número de pessoas presentes em eventos irregulares. A prefeitura adotou uma postura mais rigorosa, substituindo os pedidos de fechamento por multas pesadas para garantir o cumprimento das normas sanitárias.

Plano de Imunização

Franca, segunda maior cidade da região, ainda não divulgou detalhes sobre seu plano de imunização contra a COVID-19, apesar da previsão do governo paulista para o início da vacinação em 25 de janeiro. O prefeito garantiu que, após o recebimento das doses, um esquema de vacinação será implementado em uma semana, incluindo a possibilidade de um sistema drive-thru, semelhante ao que será usado em Ribeirão Preto. A prefeitura planeja utilizar estudantes de enfermagem e medicina, unidades básicas de saúde e centros volantes para agilizar o processo de vacinação.

A situação em Franca demonstra a necessidade urgente de medidas para conter o avanço da pandemia. A combinação de ações como a criação de um polo COVID, a intensificação da fiscalização e a preparação para a campanha de vacinação são cruciais para enfrentar a crise e proteger a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.