De 15 a 20 mil serranenses circulam pelos municípios vizinhos todos os dias
Serrana (SP) se prepara para um estudo inédito: a vacinação em massa de sua população contra a Covid-19. Em entrevista à CBN, o prefeito Leonardo Capiteli falou sobre o andamento do projeto.
Cadastro dos Moradores
O cadastro dos moradores de Serrana, iniciado no final de 2020, continua. Aqueles que já foram visitados por agentes de saúde entre novembro e dezembro do ano passado não precisam se dirigir novamente às escolas de cadastro. As informações coletadas na época, como número de moradores e idade, já são suficientes. A partir de 14h do dia da entrevista, os demais moradores poderão realizar o cadastro, apresentando documentação como comprovante de endereço e título de eleitor.
A Vacinação
A vacinação em massa, que começa em 17 de março, visa avaliar a eficácia da vacina na contenção da pandemia. Apesar da expectativa positiva, o prefeito ressalta a importância da manutenção dos protocolos sanitários, mesmo após a vacinação, devido à possibilidade de transmissão do vírus mesmo por indivíduos imunizados. Pessoas que já tiveram Covid-19 também podem participar, desde que não estejam em isolamento. Indivíduos com comorbidades receberão atendimento médico especializado nas escolas designadas para a vacinação.
Leia também
Resultados e Expectativas
O estudo em Serrana tem potencial para fornecer dados relevantes para o Brasil e o mundo sobre o controle da pandemia. A cidade foi selecionada pelo Instituto Butantan devido aos altos índices de transmissão do vírus. Embora os resultados levem tempo para serem analisados, a iniciativa traz esperança para um futuro com menos casos e um retorno à normalidade. A alta taxa de positividade em testes (30-35%) demonstra a necessidade da vacinação em massa e a importância da participação da população.



