Evento serviria para estudos clínicos de incidência do vírus em uma população imunizada pela CoronaVac
Resultados positivos em Serrana
Serrana, cidade paulista que recebeu apoio do Instituto Butantã para vacinar toda a população adulta (maiores de 18 anos) entre fevereiro e abril, obteve resultados expressivos no combate à Covid-19. A imunização em massa resultou em uma redução de 95% nos casos fatais, 80% na taxa de contágio e 86% na quantidade de hospitalizações. O prefeito Leonardo Capiteli comemorou os números, destacando seu potencial como referência para outros projetos globais.
Cenários distintos
Apesar do sucesso da vacinação em Serrana, a realidade nos hospitais da cidade apresenta diferentes cenários. Enquanto a UPA e a Santa Casa registraram queda significativa nos atendimentos relacionados à Covid-19, o Hospital Estadual permanece lotado. Isso se deve ao fato de a unidade receber pacientes de outras cidades da região, regulados pela CROZ, atuando como suporte para municípios vizinhos.
Próximos passos: um show-test
Com o objetivo de monitorar a incidência da doença em indivíduos imunizados, Serrana planeja um evento teste – um ‘show-test’ – com pessoas vacinadas com a CoronaVac. Previsto para julho, o evento buscará mapear a taxa de contágio entre os participantes, seguindo exemplos de iniciativas semelhantes em outros países. A cidade e o governo trabalham nos detalhes da organização deste estudo.
Leia também
Os resultados positivos da campanha de vacinação em Serrana demonstram a eficácia da imunização em larga escala no controle da pandemia. A experiência da cidade serve como um importante estudo de caso, fornecendo dados valiosos para a definição de estratégias de combate à Covid-19 em outras localidades, e o show-test planejado para julho trará mais informações sobre a eficácia da vacina em longo prazo e a dinâmica da transmissão em populações imunizadas.



