O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, afirmou em entrevista à CBN Ribeirão que a coleta de lixo deve ser totalmente normalizada em até três dias. Segundo ele, a paralisação ocorreu por divergências entre a empresa responsável e os coletores, apesar de os pagamentos da Prefeitura estarem em dia. Um acordo garantiu reajuste salarial à categoria, com remuneração próxima de R$ 4 mil somando salário e benefícios.
De acordo com o prefeito, 18 equipes voltaram às ruas e há reforço para recolher o lixo acumulado. Ele explicou que o contrato é antigo e considerado defasado, mas que, neste momento, o reajuste será absorvido pela empresa, sem impacto imediato aos cofres públicos. Uma repactuação contratual já está em andamento na Procuradoria do Município.
Ricardo Silva também comentou críticas sobre mato alto na cidade e disse que há nova licitação aberta para reformular o modelo de manutenção dos canteiros. O prefeito ainda descartou a criação de taxa de lixo. Quer entender os detalhes das negociações e os próximos passos da Prefeitura? Ouça a coluna completa no De Olho na Política.