Ouça os bastidores na coluna ‘De Olho na Política’ com o jornalista Marcelo Fontes
Prefeito de Ribeirão Preto escapa de punição por desrespeitar Plano São Paulo
Desrespeito ao Plano São Paulo
Em fevereiro de 2021, o prefeito de Ribeirão Preto, Arte Nogueira, desrespeitou as medidas restritivas do Plano São Paulo, mantendo a cidade na fase laranja mesmo com indicadores de fase vermelha. A ação, motivada por uma coletiva de imprensa do prefeito, resultou em uma ação civil pública movida pelo promotor Sebastião Sergio da Silveira.
Justiça nega punição
A justiça de Ribeirão Preto entendeu que a atitude do prefeito não foi passível de condenação. Embora caiba recurso por parte do Ministério Público, Nogueira escapou de punição em primeira instância.
Leia também
Veto derrubado na Câmara
Em outra frente, a Câmara de Ribeirão Preto derrubou o veto do prefeito a um projeto de lei que proíbe despejos e remoções forçadas no município. A decisão ocorreu após pressão de movimentos populares e a prefeitura alegou inconstitucionalidade, argumentando que apenas a União pode legislar sobre o tema. O imbróglio atrásra seguirá para uma ação direta de inconstitucionalidade.
Os fatos relatados demonstram desafios na gestão municipal, envolvendo questões legais e a pressão da sociedade civil. Acompanharemos os desdobramentos judiciais e as ações da prefeitura frente às decisões da Câmara.