Criação dessas novas áreas de descarte de resíduos visa diminuir os custos dos municípios e melhorar a destinação do material
Prefeitos de 31 cidades consorciadas da Automogeana estiveram em São Paulo para apresentar proposta de implantação de quatro aterros sanitários regionais à CETESB. A iniciativa visa solucionar o problema da destinação de resíduos domésticos e de construção civil.
Solução Regional para um Problema Compartilhado
A proposta, entregue pelo presidente do consórcio Gabriel Rossatti ao secretário Marcos Penido e à diretora Patrícia Iglesias, prevê a formação de parcerias com o Estado e a busca por fontes de financiamento. Carlos Alencastre, diretor do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), destacou a importância de uma solução regional e integrada para reduzir custos municipais.
Licenciamento e Sustentabilidade
A questão do licenciamento ambiental foi discutida com técnicos da CETESB. O gerente da Agência Ambiental da CETESB de Ribeirão Preto, responsável pela região, enfatizou a importância da medida. A maioria da Silva Moreira afirmou que, apesar da situação atual ser satisfatória, a crescente demanda exige melhorias na coleta, separação e destinação dos resíduos. A reunião também abordou a necessidade de soluções tecnológicas inovadoras, como a transformação do lixo em energia, reduzindo a emissão de gases como o metano.
Leia também
Próximos Passos
Este encontro representou o primeiro passo para a criação de um sistema de recolhimento coletivo. A próxima etapa envolve a solicitação de suporte financeiro para a escolha e construção dos locais dos aterros, que ainda não foram definidos. A iniciativa demonstra um esforço conjunto para aprimorar a gestão de resíduos sólidos na região, buscando soluções eficientes e sustentáveis.



