Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre
Cidades sustentáveis: um conceito que, embora pareça distante, já se mostra realidade em diversas partes do mundo. Mas o que caracteriza uma cidade sustentável e como o Brasil se posiciona nesse cenário?
O que são cidades sustentáveis?
As cidades sustentáveis são aquelas que buscam a inclusão social, o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a meta de tornar as cidades e comunidades humanas inclusivas, resilientes e sustentáveis até 2030. Isso envolve a melhoria da qualidade de vida, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Ranking global e a situação brasileira
De acordo com pesquisas recentes, Zurique (Suíça) lidera o ranking de cidades mais sustentáveis do mundo, seguida por outras cidades europeias e asiáticas. Essas cidades demonstram avanços significativos não apenas na preservação ambiental, mas também na prosperidade econômica. No Brasil, São Paulo ocupa uma posição menos privilegiada nesse ranking, seguida por outras capitais como Rio de Janeiro e Buenos Aires. Ações em mobilidade urbana, gestão de resíduos e conscientização da população são cruciais para melhorar o desempenho brasileiro.
Leia também
O papel da conscientização popular
A construção de cidades sustentáveis requer um esforço conjunto. Ações governamentais são importantes, mas a participação ativa da população é fundamental. A redução do desperdício de água e energia, a correta destinação do lixo e a adoção de hábitos mais sustentáveis no dia a dia são essenciais para alcançarmos resultados positivos. O engajamento da sociedade é a chave para que o Brasil possa se aproximar do modelo de cidades sustentáveis que vemos em outras partes do globo, melhorando a qualidade de vida de todos.



