Objetivo é modernizar e ampliar o sistema; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Marcela Fontes, em entrevista à CBN, discute a expansão da área azul em Ribeirão Preto.
Expansão e Modernização
A área azul em Ribeirão Preto passará por uma expansão significativa, adicionando 1.195 novas vagas, totalizando 5.706. A expansão atingirá bairros como Jardim Paulista, Jardim Sumaré, Vila Seixas e Vila Tibério, abrangendo importantes corredores comerciais da cidade. Paralelamente, a prefeitura busca modernizar o sistema, com a abertura de licitação para a contratação de 50 novos parquímetros e um sistema online de pagamento, permitindo transações via celular.
Polêmicas e Preocupações
Apesar dos benefícios da modernização, a expansão da área azul gera controvérsias. A principal crítica recai sobre a gestão do sistema, com questionamentos sobre o valor cobrado pela hora de estacionamento (R$ 1,50, valor definido em 2017). A prefeitura e a Transairp avaliarão a necessidade de reajuste, considerando a inflação e o impacto no comércio local. A greve dos motoristas de transporte coletivo também adiciona complexidade à situação, forçando muitos a usarem seus carros e aumentando a demanda por estacionamento.
Leia também
Próximos Passos e Implicações
A licitação para a contratação dos novos parquímetros e do sistema de pagamento ocorrerá no dia 5 de julho. A decisão sobre um possível reajuste no valor da hora de estacionamento dependerá de estudos que considerem o impacto na população e no comércio, especialmente em uma região central que carece de opções alternativas de estacionamento, como estacionamentos em edifícios.