CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura afirma que 43 mil pessoas vivem em situação precária em Ribeirão Preto

Para diminuir o déficit, administração municipal promete construir quatro mil residências até o fim do ano
situação precária
Para diminuir o déficit, administração municipal promete construir quatro mil residências até o fim do ano

Para diminuir o déficit, administração municipal promete construir quatro mil residências até o fim do ano

A Prefeitura de Ribeirão Preto entregou 232 casas no conjunto habitacional Liliana Tenuto-Rosse, na região oeste da cidade. Os novos moradores pagarão parcelas mensais de R$ 700 pelos imóveis.

Novos moradores e déficit habitacional

O bairro deve receber 2 mil moradores nos próximos anos, mas o déficit de moradias em Ribeirão Preto ainda é alto. Segundo o secretário de planejamento, Edson Ortega, 43 mil pessoas vivem em situação precária na cidade, em comunidades ou terrenos irregulares. A prioridade na regularização dessas áreas leva em consideração o tempo de ocupação, dando preferência para ocupações consolidadas e de longa data.

Regularização fundiária e futuras entregas

A prefeitura pretende reduzir o déficit habitacional com a entrega de 4.800 casas até o final do ano e a regularização de 4 mil terrenos ocupados irregularmente. Um programa de regularização fundiária beneficiará 5.700 famílias (quase 25 mil pessoas) em 35 ocupações precárias. A regularização de 12 assentamentos já está em andamento, e a prefeitura pretende conceder títulos de propriedade a 4.800 famílias na zona norte, além de regularizar os lotes de outras 4.200 famílias.

Infraestrutura e serviços no novo bairro

O novo bairro contará com duas linhas de ônibus (607 e 670), atendimento médico na UBS do Domingues (com casos de urgência direcionados à UBS central) e o Cras 4 do Paulo Gomes Romeu como centro de referência assistencial. Escolas e creches também estão disponíveis, embora a prefeitura não tenha especificado quais serão as de referência para os moradores. Famílias que esperaram anos por uma casa própria comemoram a conquista, reconhecendo o alívio de deixar o aluguel e realizar o sonho da casa própria.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.