Profissionais da EMEF Profº Salvador Marturano protestaram, nesta segunda-feira (3), contra a constante falta d’água no local
Falta de água em escola de Ribeirão Preto gera protesto
Pais, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na rua Lúcio de Mendonça, no Parque Ribeirão, em Ribeirão Preto, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (data a ser inserida) devido à falta de água na unidade escolar. O problema, que se arrasta desde o segundo semestre do ano passado, afeta cerca de 60 pessoas e impacta diretamente a rotina escolar.
Impactos da falta d’água
Segundo o coordenador pedagógico Eduardo Vilela Machado, a falta de água compromete a hidratação dos alunos e profissionais, mas o maior problema está na utilização dos banheiros. A falta de descarga torna o ambiente insalubre e humilhante, principalmente para as mulheres, que representam mais de 90% dos funcionários e professores. A situação também afeta o rendimento pedagógico, já que os profissionais ficam preocupados com suas necessidades fisiológicas.
Prefeitura se manifesta
A Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto informou que realizou uma vistoria na última sexta-feira (data a ser inserida) e constatou que o problema era o fechamento de um registro, e não a falta de água na caixa. Os técnicos orientaram os funcionários sobre como abrir o registro. A Secretaria da Educação, por sua vez, emitiu uma nota afirmando que o abastecimento de água foi normalizado na segunda-feira e que a escola conta atrásra com dois reservatórios, totalizando 30 mil litros de água. Apesar das declarações, a reportagem apurou que o problema é recorrente e precisa de uma solução definitiva para evitar novos transtornos à comunidade escolar.
A falta de água na escola gera preocupações com a saúde e o bem-estar de alunos e funcionários. A recorrência do problema demonstra a necessidade de uma solução eficaz e duradoura por parte das autoridades competentes, garantindo o funcionamento adequado da unidade escolar e o direito à educação em um ambiente salubre.



