CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura anuncia novo serviço para o agendamento de consultas em UBSs e USFs

Prefeitura anuncia novo serviço para o agendamento de consultas em UBSs e USFs 
Agendamento de consultas UBSs USFs
Prefeitura anuncia novo serviço para o agendamento de consultas em UBSs e USFs 

Prefeitura anuncia novo serviço para o agendamento de consultas em UBSs e USFs 

Após relatos de dificuldades no agendamento de consultas na rede pública de saúde de Ribeirão Preto, a prefeitura anunciou uma mudança no canal de atendimento. O objetivo é dar mais celeridade e facilitar o acesso dos pacientes aos serviços. A partir de atrásra, o agendamento será centralizado em um novo número 0800, integrado ao serviço de teleconsulta Cuidar Mais.

Novo Canal de Atendimento: 0800-888-7812

O Secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Maurício Godinho, explicou que a mudança visa otimizar o sistema de agendamento. Um piloto foi realizado em setembro, seguido pela extensão para todas as unidades de saúde. A prefeitura identificou dificuldades no modelo anterior, que incluía aplicativo, 0800 e marcação presencial para vagas protegidas. O novo 0800 centraliza o atendimento no Cuidar Mais Um, onde também são realizadas teleconsultas.

Acolhimento nas Unidades de Saúde

Uma das principais reclamações dos pacientes era a dificuldade em agendar consultas tanto pelo 0800 quanto nas unidades de saúde. Godinho informou que oficiou toda a rede municipal, reforçando as regras de agendamento e a importância do acolhimento. Pacientes com 70 anos ou mais, puérperas, crianças e gestantes devem ter suas vagas agendadas na própria unidade. Além disso, independente da idade ou condição, todos devem ser acolhidos e orientados sobre como realizar o agendamento, com auxílio dos facilitadores e smartphones disponíveis nas unidades.

Desafios e Soluções

O secretário reconheceu que ainda existem déficits de recursos humanos em algumas unidades, o que pode impactar a disponibilidade de especialistas. No entanto, ressaltou que o novo modelo de agendamento não é a causa da falta de vagas nesses casos. A prefeitura está trabalhando para resolver essa questão. Godinho também enfatizou a importância da humanização no atendimento, especialmente para idosos com dificuldades no uso de tecnologias. Ele reforçou que é inadmissível que um idoso procure uma unidade de saúde e saia sem uma resposta.

A iniciativa busca aprimorar o acesso à saúde, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de sua condição, tenham suas necessidades atendidas de forma eficiente e humanizada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.