Determinação de criação da rede de coleta é feita dez anos após publicação de decreta que já previa esse sistema
A Prefeitura de Ribeirão Preto firmou um acordo com o Ministério Público para criar uma rede gratuita de coleta de resíduos da construção civil. Essa iniciativa surge dez anos após a publicação de um decreto que já previa tal sistema, evidenciando um esforço renovado para lidar com o descarte irregular de entulho na cidade.
Ecopontos: Uma Solução Aguardada
O termo de compromisso, assinado em julho, estabelece a construção de seis ecopontos até 2018. Esses pontos de coleta, no entanto, já estavam previstos em uma lei de 2008, que delineava as bases para o gerenciamento de resíduos sólidos. O não cumprimento do acordo pode acarretar uma multa diária de até mil reais para a Prefeitura.
O Que Diz a Prefeitura
A coordenadoria de limpeza urbana informou que o projeto piloto de quatro ecopontos está em fase final de elaboração, e o departamento está buscando áreas para licenciamento junto à Secretaria do Meio Ambiente. A administração municipal também destaca a existência de uma usina de reciclagem de entulho na Avenida General Euclides de Figueiredo, 122, no bairro Adelino Simione, que opera de segunda a sexta, das 7h às 16h.
Leia também
- Acordo demissão usina santelisa: Sindicato firma acordo com a Raízen para garantir acertos aos funcionários desligados
- SAF no Leão prevê R$ 98 milhões no futebol em 10 anos, renegociação de dívidas e construção de CT
- Duda Hidalgo protocola projeto que prevê rompimento do contrato entre Prefeitura e Pró-Urbano
Nova Lei Proíbe Retenção de Macas em Hospitais
Em outra medida, a Prefeitura publicou uma lei que proíbe a retenção de macas de ambulâncias em hospitais de Ribeirão Preto. A lei, válida para equipamentos do SAMU e de empresas que prestam o mesmo serviço, foi sancionada pela Prefeita Dárcy Vera e prevê multa de cinco mil reais em caso de descumprimento, dobrando em caso de reincidência. O executivo tem dois meses para regulamentar a lei, que já está em vigor.
As medidas visam aprimorar a gestão de resíduos e a qualidade do atendimento de emergência na cidade.



