Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Reger Sena
A prefeitura de Brodosque deve decretar estado de calamidade pública ainda hoje, após 60% da população local enfrentar a falta de água desde a semana passada. O problema teve início com a quebra da principal bomba de água do município, impactando severamente o abastecimento.
Esforços de Abastecimento e Suas Limitações
Para mitigar a crise, a prefeitura tem recorrido ao uso de caminhões pipa, que percorrem a cidade na tentativa de suprir as necessidades básicas da população. No entanto, segundo o superintendente do órgão, Lavo da Opojeto, essas ações não têm sido suficientes para atender a todas as demandas. Atualmente, estima-se que entre 12 e 13 mil pessoas estejam sem água em suas residências.
A Crise Hídrica se Agrava
A situação é ainda mais crítica devido à capacidade limitada do poço que abastece os caminhões pipa. A vazão do poço não é suficiente para suprir a demanda da cidade, o que pode levar a prefeitura a buscar água em municípios vizinhos, como Jardinópolis. A escassez hídrica agrava a crise e exige medidas urgentes.
Leia também
O Decreto de Calamidade como Solução Urgente
O superintendente do Saébio defende que o decreto de estado de calamidade é a única saída para resolver com urgência os problemas de falta de água na cidade. A medida permitiria a obtenção de recursos para a distribuição de água e a contratação emergencial de equipamentos e caminhões. Os gastos atuais já ultrapassam os R$ 300 mil, e a prefeitura enfrenta um endividamento de R$ 5 milhões.
A situação tem gerado revolta entre os moradores, que sofrem com o problema há uma semana. A prefeitura apela para que a população evite o desperdício de água, utilizando-a apenas para necessidades básicas como alimentação, higiene e consumo. O documento, que aguarda homologação do governador do estado, deverá ser assinado pelo prefeito ainda hoje, buscando o apoio do governo estadual para enfrentar a crise.
O prefeito Elvis, em contato com a CBN, informou que está recebendo a documentação do Saeb para encaminhá-la ao governo estadual, na esperança de que a situação seja rapidamente atendida.



