CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura de Cravinhos poda ‘Pau-Brasil’ por engano e revolta moradores

Espécie é ameaçada de extinção e protegida legalmente; em nota, a Prefeitura disse que o servidor responsável será punido
Prefeitura de Cravinhos poda ‘Pau
Espécie é ameaçada de extinção e protegida legalmente; em nota, a Prefeitura disse que o servidor responsável será punido

Espécie é ameaçada de extinção e protegida legalmente; em nota, a Prefeitura disse que o servidor responsável será punido

Moradores de Cravinhos manifestaram revolta após o corte de uma árvore da espécie pau-brasil no Jardim das Acácias. Segundo relatos, Prefeitura de Cravinhos poda ‘Pau, a árvore foi plantada pelos próprios moradores e é protegida por lei por estar em risco de extinção. A exploração e o corte dessa espécie são ilegais, configurando crime ambiental.

O vídeo registrado por José Carlos de Lima Jr., colonista de agronegócio da CBN, mostra as árvores cortadas e deixadas no chão da praça. Ele destaca que o serviço de poda do município confundiu a árvore com uma comum e a retirou indevidamente, o que, segundo ele, seria passível de punição se feito por particulares ou empresas.

Posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Cravinhos informou que a extração foi realizada de forma equivocada por um servidor da pasta, que responderá administrativamente pelo ocorrido. A secretaria afirmou ser contrária ao ato e que não autorizou a retirada da árvore.

Ações previstas: Foi aberto um inquérito civil para apurar o crime ambiental. A secretaria também garantiu que realizará reparação ambiental por meio do plantio intensificado de árvores nativas em áreas públicas. Além disso, será promovida capacitação dos funcionários responsáveis pela poda e retirada de árvores para evitar novos incidentes.

Repercussão local: Moradores e o colonista da CBN ressaltam que o corte foi uma irresponsabilidade e esperam que a situação seja compensada adequadamente. A secretaria destacou que não acredita que a ação tenha sido intencional e reforçou o compromisso com a preservação ambiental.

Informações adicionais

A espécie pau-brasil está protegida por diversas leis ambientais devido ao risco de extinção. O corte e a exploração de sua madeira são proibidos, configurando crime passível de sanções administrativas e penais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.