Secretário de Saúde informou que cidade possui doença controlada, e por isso não seguirá regras estaduais
Franca desafia lockdown estadual e mantém comércio aberto
Decisão polêmica
A Prefeitura de Franca anunciou que desobedecerá o lockdown determinado pelo governo estadual de São Paulo. O secretário municipal de Saúde, Luiz Vergara, justificou a decisão alegando que a cidade tem o controle da pandemia sob controle e, portanto, não seguirá as restrições impostas pelo governador João Doria.
Comércio funcionando
Nesta sexta-feira, sábado e domingo, o comércio de Franca permanecerá aberto normalmente. A cidade registrou 89 novos casos de COVID-19, mas sem novas mortes. Os números totais são 9.711 casos confirmados, 217 mortes e 13 pacientes internados em estado grave.
Possibilidade de ação judicial
A decisão da prefeitura pode ser contestada judicialmente pelo governo estadual. Na baixada Santista, prefeitos optaram por fechar as praias em 1º e 31 de dezembro, mantendo as regras da fase amarela no restante do período. O governador João Doria, que está nos Estados Unidos após o vice-governador Rodrigo Garcia testar positivo para COVID-19, acompanhará a situação dos prefeitos que cumprem e descumprem as medidas restritivas.
A situação em Franca demonstra a divergência de opiniões e estratégias no combate à pandemia em diferentes regiões do estado de São Paulo, podendo gerar conflitos e ações judiciais.



