Ação vai acontecer em 12 bairros da região Sul, neste sábado (7); em 2022, a cidade registrou 15 mortes e mais de 7 mil casos
Franca realiza mutirão para combater a dengue
Arrastão de limpeza
Neste sábado, a Prefeitura de Franca realiza o primeiro arrastão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti em 12 bairros da região sul da cidade. A ação da Secretaria da Saúde visa combater o aumento significativo de casos de dengue na cidade.
Números alarmantes
Após nove anos sem registrar mortes pela doença, Franca confirmou 7.047 casos e 15 óbitos por dengue em 2022, um recorde histórico. A Secretaria da Saúde aponta que a explosão de casos pode ser reflexo da pandemia de coronavírus, com a maioria das vítimas sendo idosas com comorbidades. A pandemia também contribuiu para a subnotificação de casos em 2021, ano em que foram registrados apenas 224 casos, um número 30 vezes menor que o de 2022.
Leia também
Prevenção como foco
O principal desafio é conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também da chikungunya e zika. A prefeitura afirma que mais de 80% dos criadouros potenciais estão dentro das casas. Em novembro, a Secretaria já demonstrava preocupação com o aumento de casos devido ao calor e às chuvas. O arrastão de limpeza é uma iniciativa importante para conter o avanço da dengue e proteger a população.



