CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Orlândia abre licitação para privatizar a água

Executivo busca investimentos privados para melhorar abastecimento na cidade
privatização da água
Executivo busca investimentos privados para melhorar abastecimento na cidade

Executivo busca investimentos privados para melhorar abastecimento na cidade

Orlândia deve resolver o problema crônico de falta d’água com a concessão do serviço à iniciativa privada. O processo, com duração prevista de um ano, prevê investimentos em troca de tubulações e equipamentos, segundo a prefeitura.

Déficit de Água e Investimentos

De acordo com estudos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Orlândia, cerca de 60% da água tratada é perdida antes de chegar à população. A administração municipal afirmava não possuir recursos para a manutenção da infraestrutura, estimando um custo de R$ 150 milhões para a troca das tubulações antigas e o conserto de vazamentos, conforme declaração do diretor do DAE, Jarbas Viana. A terceirização do serviço surge como solução para esse impasse financeiro.

Impactos na População

A falta d’água afeta significativamente os moradores, principalmente em bairros mais altos, onde o abastecimento pode ser interrompido por semanas. Depoimentos de moradores como Maria Aparecida Rossi e Lúcia Helena Lázari ilustram a situação, relatando a necessidade de uso de caminhões-pipa e a falta de aviso prévio sobre os cortes no fornecimento. Além da falta d’água, a privatização gera preocupação com o aumento das tarifas. A prefeitura, por sua vez, não garante a estabilidade do preço, afirmando que dependerá da proposta da empresa vencedora da licitação.

Privatização e Empregos

Embora a incerteza sobre o preço da água após a privatização persista, a prefeitura garante a manutenção dos empregos dos funcionários do DAE. Caso a empresa concessionária não os absorva, a administração municipal afirma que haverá remanejamento de funções. Jarbas Viana explica que a redução das perdas de água e o uso mais eficiente de energia podem até resultar em uma tarifa menor, mas não descarta a possibilidade de aumento. A expectativa é que o processo de concessão traga melhorias significativas no abastecimento de água em Orlândia.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.