Antes da pandemia, equipamento era utilizado para monitorar queimadas; Pontal já perdeu 26 pessoas para a Covid-19
Fiscalização com Drones em Pontau
Pontau tem utilizado drones para fiscalizar aglomerações durante a quarentena, auxiliando os guardas municipais a monitorar áreas de lazer e outros locais onde as pessoas costumavam se reunir. O equipamento, capaz de registrar fotos em alta resolução e filmar por até 34 minutos, já vinha sendo usado pela Polícia Militar no combate a queimadas antes da pandemia.
Resultados da Fiscalização
De acordo com o secretário municipal de Segurança de Pontau, Amarildo Cândido, o uso do drone tem se mostrado eficaz, contribuindo para o aumento do respeito às medidas de quarentena e redução no número de denúncias. Apesar disso, a cidade enfrenta um avanço exponencial da doença, com uma taxa de 17 infectados a cada mil habitantes, superando cidades maiores como Ribeirão Preto e Barretos. Atualmente, Pontau registra 945 casos confirmados e 26 óbitos.
Cenário Atual
Pontau segue orientações do Ministério Público desde o início do mês. A alta taxa de infecção demonstra a gravidade da situação na cidade, apesar dos esforços de fiscalização com o uso de drones. A prefeitura continua monitorando a situação e buscando medidas para conter o avanço da doença.



