Segundo a Sec. de Saúde, as primeiras doses foram aplicadas no ‘Projeto S’; fraude foi registrada pela administração municipal
A prefeitura de Porto Ferreira investiga um homem de 38 anos que recebeu três doses da vacina contra a Covid-19. O caso veio à tona após a Secretaria da Saúde descobrir a fraude ao inserir as informações do homem no sistema.
Duas doses em Serrana, uma em Porto Ferreira
As duas primeiras doses foram aplicadas em Serrana, durante o projeto de imunização em massa realizado pelo Instituto Butantan. Já a terceira dose, da Pfizer, foi aplicada em Porto Ferreira, na segunda-feira, dia 12. A prefeitura suspeita de fraude no sistema de vacinação.
Investigação e Possíveis Consequências
O prefeito Romulo Ripa registrou um boletim de ocorrência para apurar o caso. A Secretaria da Saúde notificou a diretoria regional de saúde de Araraquara e o Ministério Público do Estado de São Paulo. A prefeitura informou que quem furar a fila ou tomar doses extras da vacina pode responder por estelionato, com pena de 1 a 5 anos de prisão, podendo ser acrescida em 1/3 se praticada contra o poder público, além de multa de até R$ 98 mil.
Ações Preventivas e Desdobramentos
O Departamento Regional de Saúde de Araraquara orientou a suspensão da aplicação de vacinas em Porto Ferreira enquanto o sistema estiver desconectado. A prefeitura de Serrana informou que não comentará o caso até ser notificada oficialmente. A investigação segue em andamento para apurar as responsabilidades e garantir a transparência do processo de vacinação.



