CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Porto Ferreira pede a imunização em massa da população após vários moradores testarem positivo para a P4

Variante é uma nova cepa da Covid-19 que tem como origem a P1, encontrada, primeiramente, em Manaus
imunização em massa
Variante é uma nova cepa da Covid-19 que tem como origem a P1, encontrada, primeiramente, em Manaus

Variante é uma nova cepa da Covid-19 que tem como origem a P1, encontrada, primeiramente, em Manaus

Prefeito busca imunização em massa após nova variante de Covid-19 ser detectada em Porto Ferreira

A cidade de Porto Ferreira, interior de São Paulo, enfrenta um aumento significativo de casos de Covid-19, impulsionado pela nova variante ap4 do coronavírus. De acordo com dados da Unesp, a variante foi identificada em 17,8% das 207 amostras analisadas em maio, incluindo um caso fatal. A origem da ap4 ainda é desconhecida, tendo sido detectada inicialmente em fevereiro em Irapuru e posteriormente se espalhando por Porto Ferreira.

Ação em Brasília e pedido de vacinação

Preocupado com a situação, o prefeito Romulo Ripa viajou a Brasília para se reunir com o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. O objetivo da reunião foi solicitar a imunização em massa da população de Porto Ferreira contra a nova variante. Além disso, o prefeito solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação dos testes de antígeno, incluindo não apenas pacientes suspeitos, mas também seus contatos próximos, para melhor monitoramento e controle da disseminação da ap4. O Ministério da Saúde se comprometeu a analisar o pedido e a dar um retorno sobre a possibilidade de vacinação em maior escala ou mesmo em massa.

Situação em Porto Ferreira e medidas futuras

Porto Ferreira já registrou 5.029 casos de Covid-19 e 128 mortes desde o início da pandemia. Maio de 2024 foi o mês mais crítico, com mais de mil casos positivos, incluindo 74 novos casos confirmados apenas na terça-feira em que ocorreu a viagem do prefeito a Brasília. A variante ap4 já foi identificada em outras 21 cidades do estado de São Paulo. O prefeito Ripa realizará uma reunião nesta quarta-feira para definir se serão tomadas medidas mais rígidas no município para conter o avanço da nova variante.

A situação em Porto Ferreira destaca a importância do monitoramento contínuo e da resposta rápida a novas variantes do coronavírus. A busca por imunização em massa e a ampliação dos testes são medidas cruciais para proteger a população e controlar a disseminação da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.