CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura de Ribeirão alega ‘sigilo médico’ para não divulgar lista de vacinados no município

Projeto havia sido aprovado na Câmara; ouça a o 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
vacinação Ribeirão Preto
Projeto havia sido aprovado na Câmara; ouça a o 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Projeto havia sido aprovado na Câmara; ouça a o ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Prefeitura de Ribeirão Preto se recusa a divulgar lista de vacinados contra a COVID-19

Vacinação e Transparência

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou uma lei que obrigava a prefeitura a publicar a lista de todos os cidadãos vacinados contra a COVID-19 em seu site. O objetivo era garantir transparência e evitar suspeitas de irregularidades, como o chamado “fura-fila”. No entanto, o prefeito vetou a lei, alegando sigilo médico. A Câmara derrubou o veto, mas o prefeito, por sua vez, publicou uma determinação para que a lei não seja cumprida, justificando a medida com uma ação direta de inconstitucionalidade.

Pressão da Câmara e Busca por Justiça

A decisão do prefeito gerou um embate entre o executivo e o legislativo municipal. Vereadores, incluindo o autor da lei, Lincoln Fernandes, buscam meios legais para forçar a prefeitura a divulgar a lista. A alegação é que a transparência é fundamental para a população e que, caso existam suspeitas de irregularidades, a prefeitura terá que comprová-las. Diversos municípios brasileiros já divulgam tais listas sem problemas, o que reforça a possibilidade de uma solução que concilie transparência e sigilo.

Senador Flávio Bolsonaro visita Barrinha

Em outra notícia, o senador Flávio Bolsonaro esteve em Barrinha, interior de São Paulo, participando da convenção nacional do partido Patriota. A visita reforça a estratégia do senador em pavimentar o caminho para a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição em 2022 pelo Patriota. Vale lembrar que Jair Bolsonaro deixou o PSL e busca uma nova legenda para disputar as eleições presidenciais, enquanto seus filhos ocupam cargos em outros partidos.

Enquanto a questão da transparência na divulgação da lista de vacinados em Ribeirão Preto permanece em disputa judicial, a movimentação política em torno da candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição segue em andamento, com a família Bolsonaro distribuída por diferentes legendas.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.