CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Ribeirão decreta luto de três dias pela morte de Giulia Panchoni Righetto

Jovem, de 26 anos, foi atingida pelo teto de uma igreja em Recife; Catedral de Ribeirão intensifica campanha de restauração
Morte Giulia Panchoni Righetto
Jovem, de 26 anos, foi atingida pelo teto de uma igreja em Recife; Catedral de Ribeirão intensifica campanha de restauração

Jovem, de 26 anos, foi atingida pelo teto de uma igreja em Recife; Catedral de Ribeirão intensifica campanha de restauração

A Prefeitura de Ribeirão Preto decretou luto oficial de três dias (quinta a sábado) pela morte de Júlia Pancione Rigueto, filha do servidor municipal Gilmar Rigueto. Júlia faleceu após a queda de parte do teto da Igreja de São Francisco em Salvador, Bahia, e será sepultada em Cambé (PR).

Tragédia Reforça Preocupações com a Catedral de Ribeirão Preto

A tragédia reacendeu o alerta sobre o estado da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, que apresenta rachaduras significativas em sua estrutura. Laudos técnicos comprovam movimentação da construção nos últimos seis anos, com a torre deslocando-se 20 centímetros antes da pandemia e mais 4 centímetros após o retorno do trânsito. O Padre Chico, responsável pelo prédio, acompanha a situação e afirma que os laudos demonstram riscos a médio e longo prazo.

Histórico de Problemas e Planos de Restauro

Construída em 1937 após mais de 30 anos de obras, a Catedral já passou por problemas semelhantes entre 2016 e 2018, necessitando de campanhas de arrecadação para reparos. Atualmente, um plano de restauro completo está em andamento, incluindo a construção de uma nova fundação para a torre com 71 estacas para garantir estabilidade.

Necessidade de Fiscalização e Preservação do Patrimônio Histórico

Especialistas em patrimônio público defendem a necessidade de fiscalização e preservação constantes em prédios históricos como a Catedral. Além de seu valor histórico, esses locais recebem muitas visitas diariamente. O caso de Júlia, que morreu aos 23 anos em um prédio histórico de Salvador, reforça a urgência de ações preventivas. Embora a Catedral de Ribeirão Preto apresente rachaduras, o Padre Chico garante que, com as obras de restauro em andamento, não há risco iminente de desabamento. Arquitetos e urbanistas também enfatizam a importância de políticas públicas e conscientização da população para a preservação do patrimônio histórico, alertando para a necessidade de ações preventivas antes de tragédias ocorrerem.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.