CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Ribeirão entra na Justiça para tentar manter Ribeirão na fase amarela

Governo do Estado negou o pedido de revisão da classificação da regional no Plano São Paulo
fase amarela
Governo do Estado negou o pedido de revisão da classificação da regional no Plano São Paulo

Governo do Estado negou o pedido de revisão da classificação da regional no Plano São Paulo

Ribeirão Preto contesta reclassificação para fase laranja do Plano São Paulo

Números em queda e recursos da prefeitura

A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que recorrerá da decisão do governo do Estado de São Paulo que rebaixou a cidade da fase amarela para a laranja no Plano São Paulo. O secretário municipal de Saúde, Sandro Escarpelini, apresentou dados que apontam queda nos índices de internações, óbitos e casos de Covid-19. Embora tenha havido três óbitos registrados no dia 7 de setembro, a análise epidemiológica indica que os pacientes foram infectados em atrássto, refletindo a situação de um período anterior. Gráficos demonstram uma tendência de queda consistente nos últimos dias, com indicadores próximos ou abaixo dos níveis considerados “verdes” no plano. Comparando com os meses de junho e julho, a situação atual mostra uma melhora significativa, com redução nos números de óbitos, internações e casos, principalmente.

Inconsistências nas métricas e ações jurídicas

A prefeitura critica as métricas utilizadas pelo governo estadual para a reclassificação, alegando que estão desatualizadas e não refletem a realidade atual da cidade. O prefeito e outros representantes municipais irão se reunir com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para discutir a revisão administrativa da decisão. Simultaneamente, a prefeitura ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o governador João Doria. A administração municipal destaca a alta capacidade de leitos de UTI para Covid-19 em Ribeirão Preto (a quinta maior do estado), com taxa de ocupação abaixo de 75%, o que justificaria a permanência na fase amarela.

Ribeirão Preto permanece na fase amarela

Apesar da reclassificação estadual, a prefeitura de Ribeirão Preto afirma que a cidade permanece na fase amarela do Plano São Paulo, aguardando o resultado dos recursos administrativos e judiciais. A administração municipal se mantém firme na defesa da manutenção da fase amarela, buscando garantir a justiça e o reconhecimento da situação epidemiológica local.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.