Quadrilátero Central é a única região da cidade que impede o tráfego de veículos com mais de 1,5 tonelada entre 8h e 22h
Caminhão quebrado causa caos no trânsito de Ribeirão Preto
Um caminhão quebrado no cruzamento das ruas Viscondessa do Rio Branco e São Sebastião, em Ribeirão Preto, causou um grande congestionamento no fim de novembro. O trânsito ficou completamente paralisado das 17h às 23h, gerando discussões sobre a regulamentação do transporte de carga na cidade.
Restrições e propostas para melhorar a mobilidade urbana
A diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Ellen Miranda, explicou que veículos grandes têm muitos pontos cegos, sendo inadequado o acesso de caminhões de grande porte em áreas com alta concentração de pessoas. Atualmente, apenas o quadrilátero central possui restrições, mas há propostas para regulamentar a circulação de caminhões em outras áreas com alta demanda de entregas, limitando horários, dias e definindo espaços específicos para carga e descarga.
Desafios logísticos e impacto na economia
O professor de logística Sidney Moreto defendeu a criação de centros de recepção e distribuição de produtos para concentrar a circulação de caminhões e liberar vias para carros. Ele destacou que Ribeirão Preto atende uma região metropolitana, e um planejamento eficiente do transporte de carga impacta diretamente na economia, principalmente nos custos das empresas. Cerca de 70% dos custos logísticos de uma empresa estão relacionados ao transporte, incluindo carga e descarga. Um planejamento eficiente pode reduzir perdas e aumentar os ganhos.
Leia também
- Concessionária estima aumento de fluxo de até 9 mil veículos no Anel Viário Sul durante a Agrishow
- Como evitar acidentes durante o período da Agrishow, que conta com grande fluxo de veículos
- Obras anel viário sul ribeirão preto: Concessionária retomará obras de pavimentação no Anel Viário Sul e Ribeirão Preto
O município também enfrenta o desafio de tornar o transporte público mais lucrativo. O sistema coletivo recebe duras críticas dos usuários, e melhorias são necessárias. A situação do transporte público será abordada em um próximo episódio.