Mutirão será feito até outubro e expectativa é que cerca de 10 mil crianças sejam atendidas
Crianças de 2 a 5 anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Ribeirão Preto estão recebendo atendimento odontológico gratuito. A iniciativa, que está em sua 7ª edição, é uma parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação do município, visando promover a saúde bucal desde a primeira infância.
O Robôdente e a Educação Lúdica
Um dos destaques do programa é o “Robôdente”, um robô interativo desenvolvido pelo professor Pedro Beguinelli da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto. Josiane Montans, coordenadora do programa de procedimentos coletivos e preventivos em odontologia, explica que o robô ensina as crianças, de forma lúdica, sobre a importância da higiene bucal e da alimentação saudável. As crianças aprendem sobre os cuidados com os dentes, participam de atividades interativas e até cantam junto com o robô, tornando o aprendizado divertido e envolvente.
Ações Preventivas e Curativas nas EMEIs
Além do Robôdente, o programa oferece escovação dental supervisionada, onde cada criança recebe uma escova e orientações sobre a técnica correta de escovação. As ações educativas abordam temas como alimentação saudável e higiene bucal adequada. Após a escovação, as crianças passam por um exame clínico para identificar possíveis necessidades de tratamento. Cáries que podem ser tratadas com a técnica restauradora atraumática são tratadas na própria unidade escolar durante a visita da equipe odontológica.
Leia também
- Mutirão empregos: Mutirão Emprega Ribeirão movimenta ginásio da Cava do Bosque e oferece mais de 2 mil vagas de emprego
- Escolas municipais de Ribeirão oferecem atividades para as crianças durante o período de férias
- Escolas municipais de Ribeirão Preto recebem espetáculo infantil 'O Reino Sustentável de OZ'
Encaminhamento e Metas do Programa
Crianças que necessitam de tratamentos mais complexos, como canal ou extração, são encaminhadas para as unidades de saúde, onde os pais recebem orientações para dar continuidade ao atendimento iniciado no mutirão. A meta para este ano é atender pelo menos 10 mil crianças, repetindo o sucesso do ano anterior, quando 10.400 crianças foram beneficiadas. O mutirão odontológico segue até o dia 30 de outubro, percorrendo as EMEIs de todos os distritos de saúde de Ribeirão Preto.
A iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar das crianças, promovendo hábitos saudáveis desde cedo e garantindo acesso a serviços odontológicos essenciais.



