Ouça esse e mais assuntos na coluna ‘De Olho na Política’ com o jornalista Marcelo Fontes
Retorno às aulas em Ribeirão Preto gera preocupação
Retorno presencial obrigatório
As aulas na rede municipal de Ribeirão Preto estão programadas para retornar no dia 3 de fevereiro, de forma 100% presencial e obrigatória. A Prefeitura afirma manter o planejamento, mesmo com o avanço de casos de Covid-19 pela variante Ômicron. Cerca de 47 mil alunos da educação infantil, fundamental, especial e de jovens e adultos estão incluídos. Apenas alunos com atestados médicos ou justificativas comprovadas poderão se ausentar.
Medidas sanitárias e insegurança
A prefeitura garante que medidas sanitárias estão sendo tomadas, como a compra de máscaras, aventais e álcool em gel, além da demarcação de espaços para garantir o distanciamento. No entanto, o retorno presencial em meio ao pico da nova onda de contaminações, previsto para o início de fevereiro, gera insegurança e preocupações.
Leia também
Reajuste do piso salarial e impacto nos municípios
O anúncio de um reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica, pelo governo federal, causou impacto nos municípios. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) busca meios judiciais para rever a decisão, alegando que o reajuste de 35 bilhões de reais não terá contrapartida do governo federal. A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.
Em meio a tantas discussões, a realização de audiências públicas sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado da região metropolitana de Ribeirão Preto busca integrar sugestões da população nas áreas de educação, saúde, transporte, segurança, turismo e meio ambiente. As propostas serão analisadas por uma equipe técnica.