Equipes médicas começaram a vistoriar as escolas municipais para validar ou vetar a volta das atividades presenciais
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto iniciou vistorias sanitárias em todas as escolas municipais antes da volta às aulas presenciais. Médicos e infectologistas contratados estão inspecionando mais de 130 escolas, incluindo mil salas de aula, refeitórios e sanitários, para garantir o cumprimento de decisão judicial.
Vistorias e Protocolos de Segurança
As vistorias avaliam as condições sanitárias e as rotinas escolares, incluindo o transporte. Há protocolos específicos para o ensino fundamental e a educação infantil (crianças de 0 a 5 anos). Os infectologistas revisam os protocolos existentes e sugerem modificações para garantir a segurança. A justiça exige a apresentação de um laudo após a vistoria em todas as escolas.
Vacinação e Retorno às Aulas
Outra condição para o retorno às aulas é a imunização completa dos profissionais da educação: duas doses das vacinas de duas doses ou a vacina Janssen de dose única. A Prefeitura de Ribeirão Preto já vacinou 10 mil profissionais em quatro campanhas, mas busca antecipar a segunda dose da AstraZeneca e Pfizer para viabilizar o retorno em atrássto. A possibilidade de retorno com apenas uma dose está sendo avaliada pela justiça. A prefeitura solicitou ao governo do estado a antecipação das doses.
Leia também
Planos para o Retorno Gradual
A Prefeitura pretende retornar com 50% dos alunos em atrássto, caso a justiça autorize, aumentando a capacidade caso a volta aconteça em setembro ou outubro. A prioridade é garantir um retorno seguro, com medidas como o escalonamento das refeições, uso de espaços abertos para alimentação e a readequação do uso de sanitários e lavatórios. A prefeitura destinou R$ 2 milhões para intervenções nas escolas após as vistorias. O objetivo é garantir um retorno seguro e gradual às aulas presenciais, minimizando os riscos e priorizando a saúde de alunos e professores.



