Medida está em fase de implementação envolvendo secretarias e outros órgãos para mitigar as ocorrências de fogo na região
A Prefeitura de Ribeirão Preto antecipou um plano de contingência para enfrentar o período de estiagem que se inicia na região. A medida está em fase de implementação e envolve diversas secretarias municipais, Prefeitura de Ribeirão Preto antecipa plano, além de órgãos como a Guarda Civil Metropolitana, o Serviço de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP), a RP Móbi, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Rodoviárias e Militares, entre outras forças de segurança.
Contexto da estiagem e riscos: No ano passado, a região enfrentou mais de 100 dias consecutivos sem chuva, o que agravou a situação ambiental com fumaça e piora da qualidade do ar. Na ocasião, o governo do Estado de São Paulo montou um gabinete de crise e instalou um posto avançado de combate às queimadas em Ribeirão Preto.
Objetivos do plano de contingência: O plano visa coibir práticas criminosas relacionadas ao uso do fogo e garantir respostas rápidas em caso de incidentes. Segundo o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Edson Ferreira da Silva, a ação envolve um trabalho conjunto entre diferentes órgãos para promover ações preventivas e reparadoras.
Leia também
Preparação e combate ao fogo: O professor de Políticas Ambientais da USP, Marcelo Pereira de Souza, destaca a importância de antecipar as ações de combate ao fogo, incluindo campanhas de conscientização para evitar queimadas, a remoção de material combustível como capim seco e lenha, além do treinamento das equipes de segurança e voluntários. Ele ressalta a necessidade de equipamentos adequados, como caminhões, abafadores e investimento em capacitação.
Comunicação e participação da população: O plano também prevê a criação de canais de comunicação diretos entre os órgãos responsáveis para agilizar as respostas. A população é orientada a acionar os serviços de emergência (193, 190) ao identificar atitudes suspeitas relacionadas a incêndios, que são consideradas crime e podem resultar em prisão em flagrante.
Informações adicionais
A Defesa Civil do Estado de São Paulo está promovendo oficinas preparatórias da operação “São Paulo sem fogo”. Desde abril, 15 treinamentos presenciais têm sido realizados para agentes e brigadistas, com prioridade para cidades que enfrentaram situações críticas no ano anterior. Em Ribeirão Preto, a próxima oficina está prevista para a próxima quarta-feira.



