Suspensão é válida para festas de Folia de Reis; foi divulgado que o possível caso da variante Ômicron na cidade foi descartado
A Prefeitura de Ribeirão Preto realizou uma coletiva de imprensa para anunciar medidas preventivas contra a variante Ômicron da COVID-19, após um caso suspeito de um turista francês testar negativo para a variante.
Medidas Preventivas
Diante da ameaça da variante Ômicron, a prefeitura decidiu suspender a folia de Reis (janeiro) e o Carnaval de Rua (fevereiro) para evitar grandes aglomerações e a entrada de visitantes de outras cidades que já cancelaram seus eventos festivos. Eventos particulares, como carnavais privados, serão avaliados caso a caso, mediante apresentação de um plano de controle de aglomeração aprovado pela vigilância sanitária.
Vacinação e Monitoramento
O prefeito Artêmio Nogueira reforçou a importância da vacinação, principalmente para as faixas etárias abaixo de 49 anos, onde a cobertura vacinal ainda não atingiu 90%. Há uma preocupação especial com a baixa adesão à segunda dose entre jovens de 18 a 29 anos. O secretário da saúde, José Carlos Moura, informou que, além do caso do turista francês, não há outros casos suspeitos de Ômicron em investigação na cidade. A partir de segunda-feira, um laboratório móvel do Instituto Butantã estará em Ribeirão Preto para realizar testes e sequenciamento genético de amostras positivas de COVID-19, abrangendo 26 municípios da região.
Leia também
As autoridades locais se mantêm atentas à situação e prometem atualizar a população sobre quaisquer novas informações relacionadas à variante Ômicron e à situação epidemiológica da cidade.



