CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura de Ribeirão Preto divulga primeiros números relacionados à dengue em 2025

Dados, que vão do dia 1º da janeiro ao dia 7, apontam 18 casos confirmados e uma morte suspeita; período chuvoso é preocupante
Prefeitura de Ribeirão Preto divulga primeiros
Dados, que vão do dia 1º da janeiro ao dia 7, apontam 18 casos confirmados e uma morte suspeita; período chuvoso é preocupante

Dados, que vão do dia 1º da janeiro ao dia 7, apontam 18 casos confirmados e uma morte suspeita; período chuvoso é preocupante

A prefeitura de Ribeirão Preto divulgou os primeiros números relacionados à dengue em 2025. No período de 1º a 7 de janeiro, Prefeitura de Ribeirão Preto divulga primeiros, foram registradas 342 notificações de casos suspeitos, com 18 confirmações, 5 descartes e uma morte suspeita em investigação.

Em comparação, no mesmo período de 2024, houve 663 notificações, 424 casos confirmados e 239 descartados, sem registros de mortes ou suspeitas.

Dados sobre a morte suspeita

Segundo a Secretaria de Saúde, a notificação do óbito chegou em 3 de janeiro. A equipe já solicitou os relatórios médicos para analisar a sintomatologia e as possíveis causas. A confirmação da dengue como causa da morte depende da investigação e dos resultados de exames, que ainda não foram concluídos.

Expectativa para 2025: De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma tendência de aumento dos casos de dengue em janeiro, seguindo o crescimento observado em dezembro. O Ministério da Saúde também emitiu nota informativa alertando para essa tendência em todo o país, atribuída a fatores que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Sorotipos circulantes e cuidados: Em Ribeirão Preto, circulam atualmente os sorotipos 1, 2 e 3 do vírus da dengue. A doença pode ser causada por quatro sorotipos diferentes, e pessoas que já tiveram dengue podem ser infectadas novamente por outro sorotipo, o que aumenta o risco de agravamento.

A Secretaria de Saúde alerta para os sinais de agravamento da doença, como dor abdominal intensa, tonturas, sangramentos e vômitos persistentes. Pacientes com sintomas devem buscar atendimento médico imediato, iniciar hidratação e evitar a automedicação, pois o tratamento inadequado pode agravar o quadro.

Prevenção: Com o período de chuvas, a população é orientada a evitar o acúmulo de água parada, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como pratinhos de plantas, garrafas e pneus expostos. A vacinação contra a dengue está disponível para grupos específicos, e os interessados devem procurar os postos de saúde para mais informações.

Informações adicionais

O combate à dengue depende da colaboração da população para eliminar focos do mosquito e da busca rápida por atendimento médico em caso de sintomas. A Secretaria de Saúde reforça a importância do diagnóstico correto para o tratamento adequado e para evitar complicações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.