Flexibilização vale a partir desta segunda-feira (14); estabelecimentos precisam respeitar ocupação máxima de 40% da capacidade
Ribeirão Preto e Franca avançam para a fase amarela do Plano São Paulo
Regras atualizadas e retomada gradual
Após 29 dias na fase amarela, Ribeirão Preto publica novo decreto atualizando as regras de funcionamento do comércio e serviços. A partir de hoje, diversas atividades estão liberadas, seguindo protocolos específicos. Eventos sociais em buffets, salões e espaços públicos alugados também estão autorizados.
Abertura de setores e cautela sanitária
A medida atende às regras da fase amarela do Plano São Paulo, considerando a melhora dos índices epidemiológicos em relação a 4 de setembro. A retomada é gradual, com protocolos de segurança. Regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Franca iniciam juntas na fase amarela, sendo a primeira vez para Franca, que antes estava na fase laranja. Bares, restaurantes, shoppings, academias e salões de beleza reabrem com restrições. O infectologista Fernando Belíssimo alerta para a importância de manter as recomendações sanitárias, apesar da queda na curva de contágio, lembrando que a doença não desapareceu.
Leia também
Próximos passos e recomendações
Cinemas, teatros, museus e centros de eventos poderão retomar atividades em 5 de outubro, seguindo um rígido protocolo sanitário (decreto 223). Apesar da flexibilização, é crucial manter os cuidados: uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. A redução no número de casos antecede a diminuição de óbitos devido ao tempo prolongado de internação de alguns pacientes. A cautela continua sendo fundamental para evitar uma nova onda de contágios.



