CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Ribeirão Preto pede para Justiça reconsiderar suspensão de decreto

Duarte Nogueira justificou o pedido com base nos últimos índices divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde
suspensão de decreto
Duarte Nogueira justificou o pedido com base nos últimos índices divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde

Duarte Nogueira justificou o pedido com base nos últimos índices divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde

Ribeirão Preto registra 274 casos e 7 óbitos por coronavírus

Números e medidas da prefeitura

Até 29 de abril, Ribeirão Preto contabilizava 274 casos confirmados e 7 mortes por Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. A prefeitura recorreu de decisão judicial que suspendeu o decreto de reabertura de alguns setores, como salões de beleza e serviços de manutenção. Com isso, esses setores seguirão as determinações estaduais, mantendo-se fechados até 10 de maio.

Índices e capacidade hospitalar

O prefeito, Duarte Nogueira, justificou a tentativa de flexibilização com base em indicadores: letalidade de 2,6%, índice de mortes por 100 mil habitantes três vezes menor que a média mundial; quase 11 vezes menor que a capital paulista; quatro vezes e meia menor que a média do estado de São Paulo; e duas vezes e meia menor que a média brasileira. Em 21 de abril, havia 118 leitos de UTI disponíveis para Covid-19 na cidade e 165 na região, com taxa de ocupação de 78%, bem abaixo da margem de segurança de 50% recomendada pelo Ministério da Saúde.

Novos testes e pesquisa na cidade

A prefeitura anunciou a credenciação do Supera Parque da USP Ribeirão para realização de testes de coronavírus, com capacidade para até 120 testes diários e resultados em até 72 horas. A cidade passa a contar com quatro laboratórios credenciados. Ainda há 359 pessoas aguardando resultados de exames. Entre os dias 1º e 3 de maio, 15 equipes farão uma pesquisa domiciliar em 700 casas sorteadas em todos os bairros, aplicando questionários, coletando amostras de sangue e swab nasal para estimar o número de infectados na cidade, auxiliando no planejamento de ações futuras.

A pesquisa, coordenada pelo médico infectologista Fernando Belíssimo, do Hospital das Clínicas, irá fornecer dados relevantes para o enfrentamento da pandemia em Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.