Justiça condicionou a retomada das atividades com a fiscalização das escolas e a vacinação dos profissionais da educação
A Prefeitura de Ribeirão Preto decidiu antecipar as novas regras do Plano São Paulo, permitindo que comércios e serviços funcionem com 80% da capacidade até a meia-noite, a partir desta sexta-feira. As regras, válidas em nível estadual a partir de domingo, foram antecipadas na cidade.
Regras e protocolos mantidos
Apesar da flexibilização, todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, permanecem obrigatórios. A prefeitura também divulgou informações sobre o retorno das aulas na rede municipal.
Retorno das aulas adiado
Inicialmente previsto para segunda-feira, dia 2 de atrássto, o retorno às aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Preto foi adiado. A Secretaria Municipal da Educação manterá as aulas remotas até o momento, com previsão de retorno a partir de 3 de atrássto. Segundo o secretário Felipe Elias Miguel, essa indefinição se deve a uma determinação da Justiça do Trabalho, que solicitou vistorias em todas as escolas municipais.
Leia também
Vistorias e vacinação
Mais de 130 escolas municipais precisam ser vistoriadas. Até o momento, 43 já foram inspecionadas (31 do ensino fundamental e 12 da educação infantil). A Secretaria da Educação pretende apresentar os relatórios de vistoria e dos infectologistas à Justiça na próxima semana, com a intenção de um retorno gradual, começando pelo ensino fundamental. A vacinação dos profissionais da educação, com pelo menos a primeira dose, já foi concluída em Ribeirão Preto, outro requisito para o retorno presencial. Uma audiência de conciliação com o sindicato dos servidores municipais também foi solicitada.
As medidas de segurança e os prazos para o retorno das aulas presenciais seguem em avaliação, aguardando a decisão da Justiça do Trabalho.



