Ideia é diminuir o uso do Aquífero Guarani para abastecer a cidade; só o levantamento deve custar R$ 3 milhões
Ribeirão Preto receberá um investimento de aproximadamente Ru0024 3 milhões para melhorar seu abastecimento de água. A verba, proveniente de financiamento da Caixa Federal, será destinada à contratação de uma empresa para realizar um estudo sobre a qualidade da água do Rio Pardo.
Análise da Qualidade da Água do Rio Pardo
O estudo, com duração prevista de 9 meses, irá avaliar a viabilidade de captação da água do Rio Pardo como fonte complementar ao aquífero Guarani. O aquífero Guarani, principal fonte de abastecimento da cidade, vem sofrendo com o rebaixamento do nível de água ao longo dos anos, gerando preocupação com a segurança hídrica de Ribeirão Preto.
Implementação do Sistema de Captação e Distribuição
Após a conclusão do estudo, a próxima etapa envolverá a captação, tratamento e distribuição da água do Rio Pardo. A empresa contratada definirá o local exato da captação, as licenças ambientais necessárias e o projeto de distribuição para a cidade. A expectativa é que, em até dois anos, o sistema esteja totalmente preparado para operação. O projeto também analisará o impacto ambiental e a viabilidade econômica e financeira do sistema.
Complementação e Expansão do Abastecimento
A água captada do Rio Pardo irá complementar, e não substituir, a água extraída dos poços atuais. A cidade possui autorização para captar 3 metros cúbicos de água por segundo do Rio Pardo, uma vazão suficiente para garantir a qualidade e quantidade de água, mesmo em períodos de seca. Essa estratégia permitirá reduzir a exploração dos poços, aumentando sua vida útil e garantindo o abastecimento para o crescimento populacional e a expansão urbana de Ribeirão Preto, seguindo o exemplo de outras cidades da região como Franca e São José do Rio Preto.



