CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Rio Claro decreta emergência por epidemia de dengue

Somente neste ano a cidade registra 330 casos confirmados da doença; incidência é de 158 casos/100 mil habitantes
Prefeitura de Rio Claro decreta emergência
Somente neste ano a cidade registra 330 casos confirmados da doença; incidência é de 158 casos/100 mil habitantes

Somente neste ano a cidade registra 330 casos confirmados da doença; incidência é de 158 casos/100 mil habitantes

A cidade de Claro, na região central, Prefeitura de Rio Claro decreta emergência, decretou estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Pericinoto, do PSD, na última quarta-feira, e prevê medidas intensificadas para o enfrentamento da epidemia.

Até o momento, Claro registrou 330 casos de dengue em 2024, com um coeficiente de incidência de 158 casos para cada 100 mil habitantes. Com o estado de emergência, a prefeitura tem maior liberdade para dispensar licitações na contratação de bens e serviços voltados ao combate da doença. Além disso, está autorizada a realizar ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares que estejam vagos, desabitados, abandonados ou quando os moradores impedem a entrada de agentes públicos para inspeção.

Medidas adotadas pela prefeitura

  • Dispensa de licitação para contratação de serviços e bens relacionados ao combate à dengue;
  • Autorização para ingresso em imóveis para vistoria, mesmo sem consentimento dos moradores;
  • Intensificação das ações preventivas contra a dengue.

Apelo à população: Marco Lorelle, presidente da Fundação Municipal de Saúde e secretário de Saúde, destacou que o município intensificou as ações preventivas e se preparou para o aumento dos casos, mas pediu a colaboração da população. Ele recomendou que os moradores vistoriem seus quintais e eliminem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de outras arboviroses como chikungunya, febre amarela e zika vírus.

“Pode fazer, né, Glaucio, dar uma colaboração com a comunidade, vistoriando o próprio quintal, tirando eventuais objetos que possam servir de abrigo para o mosquito Aedes aegypti, que não só transmite dengue, mas também outras arboviroses”, afirmou Lorelle.

Contexto da epidemia: O aumento dos casos de dengue na cidade ocorre apesar das orientações já amplamente divulgadas sobre prevenção. A prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para conter a disseminação da doença.

Informações adicionais

O estado de emergência permite maior agilidade na contratação de serviços e ações para o controle da dengue, além de facilitar o acesso a imóveis para inspeção, medidas essenciais para o combate à epidemia.

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.