CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura de Sertãozinho investiga três mortes suspeitas de dengue em janeiro

Primeira quinzena do mês na cidade já registra 461 casos positivos; morte mais recente foi de uma mulher de 29 anos
Prefeitura de Sertãozinho investiga três mortes
Primeira quinzena do mês na cidade já registra 461 casos positivos; morte mais recente foi de uma mulher de 29 anos

Primeira quinzena do mês na cidade já registra 461 casos positivos; morte mais recente foi de uma mulher de 29 anos

A prefeitura de Sertãozinho informou que investiga três mortes com suspeita de dengue ocorridas em janeiro. Na primeira quinzena do mês, Prefeitura de Sertãozinho investiga três mortes, a cidade registrou 461 casos positivos da doença.

Detalhes sobre os casos investigados

A morte mais recente ocorreu na quinta-feira, 16 de janeiro. Segundo a prefeitura, uma mulher de 29 anos deu entrada na unidade de pronto atendimento do Jardim Grande Aliança na noite de quarta-feira, 15. Ela foi atendida por um médico, realizou exames, recebeu soro e deveria ser reavaliada, mas não aguardou a nova avaliação médica. A paciente faleceu no dia seguinte e o corpo foi encaminhado ao serviço de verificação de óbito, onde a dengue foi apontada como possível causa. O atestado de óbito também indica edema cerebral e pulmonar. O laudo definitivo, que deve sair em 10 a 15 dias, será elaborado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Contexto epidemiológico e medidas adotadas: O secretário de Saúde de Sertãozinho, Renan Ulize, destacou o aumento expressivo dos casos: “No ano passado, nessa época, tínhamos cinco casos confirmados. Agora temos 461. Isso não é comum nessa época do ano, por isso, o alerta máximo foi feito no começo do nosso trabalho”.

Para atender os casos de dengue, foi criada uma unidade específica no bairro Shangri-la, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O secretário reforçou a importância da colaboração da população no combate à doença e alertou para a gravidade da dengue, mesmo em pessoas jovens e com sintomas leves.

Outras mortes suspeitas e recomendações: Além da jovem de 29 anos, são investigadas as mortes de duas pessoas com 40 e 75 anos, ambas com comorbidades diferentes da paciente mais jovem. Renan Ulize ressaltou que a ausência de comorbidades não exclui o risco de agravamento da doença.

O secretário orientou a população a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, principalmente dentro das residências, e a procurar imediatamente atendimento médico em caso de sintomas. A cidade conta com dois prontos atendimentos 24 horas, em Cruz das Posses e em Sertãozinho, e os pacientes com dengue são direcionados para atendimento especializado no polo de referência do bairro Shangri-la.

Vacinação e ações de controle: A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram a doença nos últimos seis meses, conforme o plano nacional de vacinação. A imunização é realizada nas unidades básicas de saúde da cidade.

Desde o início do ano, a prefeitura ampliou as jornadas dos agentes de combate a endemias e intensificou a aplicação de fumacê e larvicidas nos bueiros para eliminar focos do mosquito. Além da unidade em Shangri-la, as unidades de pronto atendimento do Jardim Grande Aliança e Jardim Elena funcionam de segunda a sábado para atendimento de casos suspeitos.

Informações adicionais

O complexo de saúde do distrito de Cruz das Posses está aberto 24 horas para atendimento da população. A prefeitura reforça a importância da colaboração da população no combate à dengue e alerta para a gravidade da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.