CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura de Sertãozinho usa drones para tentar encontrar focos de dengue

Além destes equipamentos, robôs estão sendo usados para identificar possíveis vazamentos de água
dengue em Sertãozinho
Além destes equipamentos, robôs estão sendo usados para identificar possíveis vazamentos de água

Além destes equipamentos, robôs estão sendo usados para identificar possíveis vazamentos de água

A Prefeitura de Certãozinho tem empregado tecnologia de ponta para melhorar seus serviços públicos, especialmente no combate à dengue e na manutenção da rede de água e esgoto.

Robôs para Inspeção de Tubulações

A cidade utiliza robôs equipados com câmeras que transmitem imagens em tempo real para os técnicos. Isso permite a localização precisa de obstruções e vazamentos nas tubulações, garantindo mais segurança e eficiência nas operações. Anteriormente, os técnicos precisavam descer em tubulações com espaço confinado, expondo-se a riscos. A tecnologia, fruto de uma parceria com o Saemmas (serviço de água, esgoto e meio ambiente), proporciona economia, evitando a quebra desnecessária de pavimento.

Combate à Dengue com Drones

No combate ao mosquito Aedes aegypti, a cidade utiliza drones com capacidade para armazenar até 10 litros de larvicida. Essa tecnologia permite a pulverização em locais de difícil acesso, como edificações desabitadas e terrenos abandonados, auxiliando na prevenção e controle da dengue. Em 2023, Certãozinho registrou um número preocupante de casos da doença, o que motivou a busca por novas tecnologias para complementar as ações de rotina.

Resultados e Impactos

O uso de robôs para inspeção de tubulações e drones para o combate à dengue demonstra o compromisso da Prefeitura de Certãozinho em buscar soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população. A tecnologia tem se mostrado eficaz na detecção de problemas, na otimização de recursos e na prevenção de doenças, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e sustentável. Os robôs realizarão monitoramento da rede de água e esgoto a cada seis meses.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.